Você pode até se perguntar, "eu consigo mesmo encontrar novos clientes potenciais em um curto espaço de tempo?"

 Claro que sim, se seguir essas dicas e tiver disciplina você conseguirá grandes resultados! E não precisa se preocupar que serei o mais simples, prático e objetivo, especialmente para não gerar dúvidas no processo!!

 

Hoje vou te dar 03 dicas para buscar NOVOS clientes:

 

Vamos lá, primeira dica: Tenha um olhar Estratégico

É preciso saber exatamente, onde o seu potencial cliente está?  Quando o cliente para de comprar?  O certo é que, nós temos que sair para vender, e vou te contar um segredo, a maioria dos vendedores não sabe como sair para vender! E você pode pensar agora “Alberto, como eu faço isto?”  Tudo bem, quando eu falo sair para vender, não é sair efetivamente fisicamente da empresa, é preciso entender onde realmente o seu cliente potencial está, e começar a traçar as estratégias para encontrá-lo. Vamos ver este exemplo:

Um vendedor do segmento de telefonia empresarial, que precisa vender inúmeras linhas diariamente, ele deve antes de sair para buscar sozinho os seus clientes, analisar quem pode ajudá-lo indicando clientes potenciais, nesse caso ele pode visitar um sindicato dos lojistas, apresentar suas soluções e dessa forma passar a atuar como parceiro desse sindicato, trabalhando exclusivamente a carteira de associados, oferecendo suas soluções de forma diferenciada. Resumindo a primeira dica: é importante você ter como seus parceiros, sindicatos, associações, conselhos regionais de profissionais e com certeza você encontrará uma base potencial de clientes.

 

Segunda dica: Peça Indicações

Se você tem um bom produto/serviço, se o que você vende resolve os problemas dos clientes, tem um preço competitivo, um atendimento acima da média, atendendo o cliente com amor, entusiasmo e se você tem clientes satisfeitos, meu amigo, minha amiga, peça indicações, isso mesmo, peça pelo menos três indicações a cada um dos seus clientes atendidos. Imagine, se você diariamente atende 10 clientes e sempre pede 03 indicações, você terá no final o expediente 30 novos potenciais clientes e no final de uma semana de trabalho mais de 150 novos clientes. Você sabia que a maioria dos vendedores tem medo de pedir indicações? Não tenha esse medo!

Se você fez uma venda com excelência, antes de terminar a venda, de levar o cliente até a porta, de falar o muito obrigado, olha bem nos olhos do seu cliente e fale “Sr. José (fale o nome do seu cliente) tudo bem? Eu agradeço pelo senhor ter comprado conosco e quero lhe pedir uma gentileza, poderia me indicar 03 amigos, para que eu entre em contato e apresente nossas soluções para eles? ” Se o cliente ficou realmente satisfeito com o seu atendimento e com o negócio fechado, com certeza lhe indicará 03 amigos e melhor de tudo, ele passará a vender para você.

 

Terceira dica: Esteja atento as oportunidades

Se você vende diretamente para empresas, é fundamental estar atento ao comportamento dessas empresas, por exemplo: Faça uma pesquisa sobre as empresas que estão divulgando em revistas, jornais, outdoors, placas, que estejam realizando eventos, feiras, e que estão se relacionando com o mercado. Você pode pensar “por que fazer isso? Por um simples motivo, essas empresas estão sinalizando que estão vivas, buscando novos negócios e clientes, nós vendedores precisamos de empresas “vivas” que estejam pulsando, eu conheço vários vendedores que desconhecendo essa informação passam a visitar empresas que não estão “vivas economicamente” desperdiçando tempo e energia.

Com tudo isso, lembre-se o cliente não quer comprar nada, ele quer a solução para o problema dele, é nosso papel como vendedores identificar e solucionar esse problema.

 

Transforme seu modelo de lidar com o cliente e tenha bons negócios. Torne-se um Campeão em Vendas!

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