t1  t2  t3

Erro
  • Folder doesn't exist or doesn't contain any images

CERTIFICADO-DIGITAL-NOVO-site

tipos certificados

solicitacao certificado

O que é

O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Diversos segmentos da economia já utilizam a certificação em suas atividades. Essas áreas utilizam a tecnologia que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, garantindo sua privacidade e inviolabilidade.

Segmentos da economia que utilizam a certificação em suas atividades:

• Receita Federal do Brasil;

• Área financeira e contábil;

• Poder Judiciário;

• Saúde;

• Educação;

• Segurança nas transações eletrônicas;

• Assinatura digital de documentos e e-mails, garantindo sua autenticidade;

• Redução de custos;

• Desburocratização dos processos;

• Redução de tempo nas transações;

• Eliminação de papéis.

Finalidade

Os certificados digitais podem ser aplicados em diversas situações, como:

• Envio de FGTS para a Caixa Econômica Federal (Conectividade Social ICP)

• Substituição da Nota Fiscal modelo 1 ou 1 A pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);

• Entrega do SPED Contábil e Fiscal;

• Prontuário Eletrônico para médicos e enfermeiros;

• Petição Eletrônica para advogados;

• Obtenção de bolsas de estudo nos cursos de graduação pelo ProUni;

• Procurações Eletrônicas.

Produtos

E-CNPJ

Certificado Pessoa Jurídica, que pode ser utilizado para acesso restrito de alguns sites (e-CAC), Conectividade Social, Escrituração Contábil Digital, ProUni, Declaração de Serviços Médicos (DMED), Nota Fiscal Eletrônica, Imposto de Renda, Sped Fiscal, assinatura digital de documentos e e-mail, entre outras aplicações. Os modelos disponíveis são:

• A1 1 Ano: Certificado emitido sem mídia, instalado diretamente no computador;
• A3 2 Anos: Certificado emitido em Cartão, Cartão + Leitora e Token, com validade de 2 anos;
• A3 3 Anos: Certificado emitido em Cartão, Cartão + Leitora e Token, com validade de 3 anos.

NF-E

Certificado desenvolvido para substituir as Notas Ficais do tipo 1 e 1 A. Os modelos disponíveis são:

E-CPF

Certificado Pessoa Física, que pode ser utilizado para acesso restrito de alguns sites (e-CAC), Sped Contábil, Sped Fiscal, Declaração de Imposto de Renda, Petição Eletrônica, ProUni, e-CNHsp, SISCOMEX, Conectividade Social, assinatura digital de documentos e e-mail, entre outras aplicações. Os modelos disponíveis são:

Números da Certificação SPC

alt

O processamento de dados e a troca de informações são algumas das principais funções da Internet. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.

O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica.

Este documento eletrônico contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

Com a certificação digital é possível utilizar a Internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.

A certificação digital traz diversas facilidades, porém seu uso não torna as transações realizadas isenta de responsabilidades. Ao mesmo tempo em que o uso da chave privada autentica uma transação ou um documento, ela confere o atributo de não-repúdio à operação, ou seja, o usuário não pode negar posteriormente a realização daquela transação. Por isto, é importante que o usuário tenha condições de proteger de forma adequada a sua chave privada.

Diferentemente dos documentos utilizados usualmente para identificação pessoal como CPF e RG, o Certificado Digital possui um período de validade. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado é válido. É possível, no entanto, conferir as assinaturas realizadas mesmo após o certificado expirar.

A CDL de João Pessoa já está emitindo o Certificado Digital com os melhores preços do mercado. Outro diferencial  é apossibilidade da emissão ser realizada na própria empresa, sem precisar do deslocamento do empresário até a entidade. (ver taxas)

m REVISTA FINAL

cdl informe